Correlação entre o filme Quando Nieztsche chorou e o livro Um estudo autobiográfico.
360 palavras
2 páginas
O filme ‘’Quando Nieztsche chorou’’ mostra com clareza a relação de amizade e estudos que existia entre Freud e Breuer, relação essa citada também no livro ‘’Um estudo autobiografico’’ de Sigmund Freud. No filme, realiza-se um encontro que jamais aconteceu realmente, entre Dr. Breuer e o Professor Friederich Nieztsche, encontro esse, que teria o objetivo de curar nieztsche de seu desespero.A partir do momento em que Breuer começa a tratar Nieztsche, ele mesmo se encontra desesperado, pelas mesmas causas de seu, então, paciente . Breuer teve uma paciente, a quem ele denominava Anna O. , ele a tratou de histeria com a técnica que ficou conhecida como ‘cura pela fala’, fato esse que freud cita em sua autobriografia: ‘’[...] Ele a levava a uma hipnose profunda e fazia-a dizer-lhe, de cada vez, o que era lhe oprimia a mente.[...]’’, Freud então cita após algum tempo de tratamento Breuer não se abre mais com Freud sobre essa paciente e deixa um ‘’véu de obscuridade’’ sobre o que realmente aconteceu. Já no filme, vemos que Breuer se apaixona por sua paciente e é forçado pela esposa a indica-la a outro medico.
Sendo assim, ele propõe que o Professor de filosofia Nieztsche o ajude a se curar desse desespero. O professor aceita e começa a sessões, mesmo sabendo que o desespero de Breuer tem a mesma origem do seu. Breuer vai cada vez se interessando mais pelos métodos usados por Nieztsche, que o põe deitado para as memorias se ativarem mais e o ‘devolve’ suas próprias palavras, colocando-o de frente com o que ele pensa. Breuer e Freud analisam essa maneira de Nieztsche e a partir dai vai se tendo uma previa do inicio da psicanalise.
Fora da ficção Nieztsche também foi peça chave para a criação da psicanalise, através de seus livros e obras. O encontro proposto no filme nunca aconteceu, mas no dá uma noção de como Breuer e Freud chegaram a ideia de que pela cura pela fala se conseguia fazer uma interação do inconsciente do sujeito com seu consciente.