Correlação entre a republica (platão) e o filme matrix
2º Período
Profº:
Aluno:
Trabalho de Correlação entre A Republica (Platão) e o Filme Matrix
Na ideia de Platão, havia homens que ficavam dentro da caverna, que representava o pior da falta da ignorância, conhecimento empírico. Ele chamava de conhecimento empírico, aquele conhecimento adquirido somente pela experiência, não por acreditar na fé.
Quando um dos homens se livrou das correntes, passou a questionar o mundo em que ele conhecia e estava habituado, e com o conhecimento dos fatos passou a ter a sensibilidade que lhe trouxe as criações das teorias e teses.
A teoria dita por Platão, é que todos que vivem no mundo da ilusão estão na caverna, e o mundo verdadeiro esta na sombra gerada pelos que vivem nessa ilusão e assim se libertarão da escuridão e da caverna.
Sr. Anderson no inicio é um ser humano normal que vive sobre o controle da realidade artificial criada pela Matrix, mas quando ele é descoberto pelo seu potencial por Morpheus, passa a entender a realidade e resolve ir contra o domínio das maquinas, e assim busca tentar fazer com que os humanos enxerguem o que ele enxergou para viver na realidade.
O personagem Neo do filme Matrix, seria o homem que se liberta para enxergar o mundo como ele é, além da caverna, na teoria de Platão. Neo passa tentar entender a Matrix para poder combater as maquinas a fim de libertar os humanos, e mostrar lhes o verdadeiro mundo ainda não conhecido pelos homens, o verdadeiro mundo da real.
A Matrix, por sua vez tenta impedir Neo, sobre o comando do Sr. Smith que trás a ideia de um senhor dos escravos, com o objetivo de mante-lo sobre controle, pois ele sabe demais, e a sua intenção é passar esse saber a todos os homens para que possam se libertar também, por isso há agentes que tentam sempre impedir a mudança dos mundos de Neo e seus companheiros. Sr Smith não quer saber da possibilidade de um simples humano tentar gerar uma guerra contra o sistema imposto pela Matrix e acabar com seu mundo