Correios
Vision: Ser una empresa de clase mundial.
Misión: Otorgar soluciones accesibles y confiables para conectar personas, instituciones y negocios; en el país y en el mundo.
As contas todas na mão, 20 dias depois do vencimento. Os problemas com os correios em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, começaram há seis meses.
O produto cultural Paulo Mattar desistiu de esperar pelas cobranças em casa. “A conta atrasada, você não paga no caixa eletrônico, você tem que ir para a fila do banco”, disse.
Em outra casa em Niterói, as correspondências até chegam em dia. O problema é que a moradora também depende dos Correios para trabalhar. Renata vende sandálias pela internet, mas, com tantos atrasos na entrega, os negócios começam a ficar comprometidos.
As encomendas que levavam três dias para chegar em São Paulo agora levam três semanas. “Essa é minha fonte de renda, sem isso eu não trabalho, eu não recebo”, disse Renata Calderón.
Prejuízo para empresa
Pela Internet, telespectadores do Jornal Nacional começaram a reclamar dos Correios na semana passada. Uma reportagem mostrou que os transtornos de moradores do Norte e do Nordeste do Brasil eram provocados, segundo a empresa, pela falta temporária de aviões. Agora, mensagens com queixas chegam de outras partes do país.
Além do Rio de Janeiro, cidades de outros oito estados, mais o Distrito Federal, estão com problemas. Na Serra Gaúcha, faltam carteiros.
Prejuízo para uma empresa de cobranças de Caxias do Sul, que não consegue mandar as contas para os devedores dentro do prazo. “Traz assim um desconforto bastante grande dessa relação cliente e empresa”, disse o diretor da empresa Jairo Castaldello.
Na casa do aposentado Nelson Sintra, em Goiânia, as contas têm chegado muito atrasadas. “Eu sou obrigado a fazer o pagamento ou por telefone, pedindo código de barras, para depois ir a um terminal fazer o pagamento, ou pela internet”, afirmou Nelson. "O atraso acarreta multa,