correio
Os resultados referentes ao indicador de População Atendida com a Distribuição Postal Externa, cuja meta estabelecida no Anexo I da PRT-
566/2011 é de 82,5%, apontaram para o atendimento de 80,7% da população, representando cerca de 156,5 milhões de brasileiros, considerando a estimativa total de população divulgada pelo IBGE para o ano de 2012.
Apesar da variação de 1% para mais ou para menos, os resultados espelham a necessidade de maior avanço da universalização da distribuição postal no país para o atingimento da meta estabelecida.
Com os resultados obtidos e outras análises efetuadas pela VIOPE, é possível a identificação das principais localidades onde há maior defasagem para o atendimento da população com a distribuição postal externa.
Com base nessas informações sobre as necessidades, é possível focar a aplicação das ferramentas de dimensionamento e posterior alocação de recursos específicos para a expansão da distribuição postal, priorizando as localidades com as maiores demandas reprimidas.
Entretanto, há que se considerar o aspecto da disponibilidade de vagas, principalmente de carteiros que possibilite a efetiva alocação dos recursos necessários à expansão da distribuição postal, conforme dimensionamento retratado pelas ferramentas utilizadas pela empresa.
Em trabalho específico de revisão do efetivo das unidades operacionais e de atendimento da ECT, foi constatada a necessidade de incremento de aproximadamente 12 mil vagas, entre atendentes, carteiros e operadores de triagem e transbordo. Desse total, aproximadamente 9 mil vagas seriam de carteiros e operadores de triagem.
Com base nesse trabalho houve decisão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, pela liberação de 9,9 mil vagas para atendimento às necessidades apontadas, sendo 7,1 mil destinadas para carteiros e