Correio eletrônico e www
O correio eletrônico é uma aplicação da Internet que surgiu em 1971 quando Ray Tomlinson conseguiu enviar mensagens de um computador para outro. Depois de alguns testes mandando mensagens para ele mesmo, Ray tinha criado o maior e mais utilizado meio de comunicação da Internet. Inicialmente o e-mail foi utilizado quase que exclusivamente, por pesquisadores da área de computação e militares. Foi com o desenvolvimento e o aumento de usuários da Internet, que o e-mail se popularizou e passou a ser a aplicação mais utilizada na internet.
Estrutura e Funcionalidade de um E-mail
FOROUZAN, Behrouz A., Glayson Eduardo de Figueiredo: Comunicação de dados e rede de computadores. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
Envelope: Contém usualmente os endereços do transmissor e do receptor e outras informações que se fizerem necessárias.
Mensagem: Possui cabeçalho e corpo. O cabeçalho da mensagem define o transmissor, o receptor, o assunto da mensagem e outras informações. O corpo da mensagem contém a informação de fato, a ser lida pelo receptor do e-mail.
Todos os endereços eletrônicos seguem uma estrutura padrão, nomedeusuario + @ + provedor, onde: Nome de Usuário – é o nome de login escolhido pelo usuário na hora de fazer seu e-mail.
Exemplo: joaosilva @ - é o símbolo, definido por Tomlinson, que separa o nome de usuário do seu provedor. Provedor – é o host – computador conectado a rede 24 horas - onde foi criado o endereço eletrônico.
Exemplo: hotmail.com
MIME
Multipurpose Internet Mail Extensions ou em português, Extensões Multifunção para Mensagens de Internet é uma norma da internet para o formato das mensagens de correio eletrônico. É um padrão que amplia o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) para permitir que dados como vídeo, som e mensagens com caracteres especiais, sejam transmitidos pelo correio eletrônico sem precisar de conversão prévia para o formato ASCII.
Os Protocolos do Correio Eletrônico Existem