Correias, Polias e Correntes
Mancais de Rolamento
1. Cite 3 vantagens e desvantagens do uso de mancais de rolamentos em máquinas mecânicas.
R: Vantagens: menor atrito e aquecimento; baixa exigência de lubrificação (comparado com os mancais de deslizamento); intercambialidade internacional; não há desgaste do eixo; pequeno aumento da folga durante a vida últil.
Desvantagens:
maior sensibilidade ao choques; maiores custos de fabricação; baixas tolerâncias dimensionais; não suporta cargas tão elevadas como os mancais de deslizamentos; ocupa maior espaço radial.
2. Uma das técnicas utilizadas para verificar se existe algum defeito nos rolamentos é usando a audição, para isso algumas ferramentas adequadas devem ser usadas. Quais são essas ferramentas e como devem ser manuseadas para detectar a falha?
R: As ferramentas adequadas podem ser: Bastão de madeira, chave de fenda ou um estetoscópio eletrônico. Para se detectar a falha, os equipamentos devem ser colocados contra o alojamento onde se encontra o rolamento, encostando o ouvido na extremidade livre do bastão ou chave de fenda se for o caso.
3. Os rolamentos podem apresentar altas temperaturas quando estiverem operando com algum defeito, quais o métodos usados para verificar as temperaturas nos mancais de rolamento?
R: A temperatura pode ser verificada por meio de termômetros digitais, sensíveis aos raios infravermelhos ou câmeras termográficas. Outra maneira de verificar a temperatura de um rolamento é aplicar giz sensitivo ou colocar a mão no alojamento do rolamento.
4. Se a temperatura estiver mais alta que o normal em um mancal de rolamento, isto significa que há algum problema no rolamento. Cite 5 problemas que causam o aumento da temperatura.
R:
lubrificação deficiente; lubrificação em excesso; presença de sujeiras; excesso de carga; folga interna muito pequena; início de desgastes; rolamento “preso” axialmente; excesso de pressão nos retentores; calor proveniente