Correias de Destribui o
Função das Correias de Distribuição
A principal função de uma correia de distribuição é de assegurar uma distribuição correcta entre a árvore de cames e o eixo. Como uma engrenagem, os dentes da correia de distribuição adaptam-se ao perfil da roda dentada. A árvore de cames põe a funcionar as válvulas enquanto que os pistons do motor, através das bielas, movem o eixo. Este princípio de movimento assegura uma distribuição sincronizada, e que o eixo e a árvore de cames tenham velocidades de rotação proporcionais constantes. Além disso, é cada vez mais comum que a correia de distribuição accione outras funções, incluindo a bomba de injecção, a bomba de água e o eixo de equilíbrio.
Aqui está um video sobre a correia de distribuição: http://www.renault.pt/pos-venda/revisao-manutencao/revisao/revisao/correia-distribuicao/ Peças que constituem a distribuição
As peças que constituem uma correia de distribuição são as seguintes.
- Kit de distribuição
Correia¹, tensores e/ou rolamentos fixos.
Vantagens e desvantagens da correia sobre a corrente.
A correia da distribuição oferece menor atrito, menor ruído de funcionamento e uma substituição mais simples e barata. Quanto a desvantagens, a correia tem menor precisão de funcionamento, intervalos de substituição mais curtos e uma maior probabilidade de quebras.
Factores de degradação da correia:
- Utilização frequente do motor a regimes de rotação elevado
- Utilização constante em pequenos percursos, em filas de trânsito e pára-arranca
- Arranques bruscos
- Utilização para além dos quilómetros recomendados pelos construtores
- Desacertos na tensão, provocados por tensores gastos ou por erros de montagem.
Algumas imagens das peças que fazem parte do kit de distribuição