correctivos agricolas e minerais
O presente trabalho faz uma abordagem sobre os correctivos agrícolas e minerais o objectivo deste trabalho é focar nos aspectos básicos do uso eficiente de fertilizantes e correctivos agrícolas. Estes correctivos, de origem orgânica, (animal ou vegetal), são utilizados com o objectivo de aumentar, ou pelo menos manter, o teor de matéria orgânica do solo, a qual desempenha uma função de primordial interesse em todos os aspectos (físicos, químicos e biológico), da sua fertilidade.
A prática da adubação assume lugar de destaque, sendo responsáveis por cerca de 50% dos ganhos de produtividade das culturas, necessitando, assim, serem feitas do modo mais eficiente possível. Para que esse objectivo seja atingido, cabe ao agricultor a aplicação de conceitos básicos que envolvem a eficiência dos fertilizantes e correctivos agrícolas e o comportamento desses no sistema solo – planta – atmosfera, com o intuito de maximizar os retornos sobre os investimentos pelo uso desses insumos.
2 CORRECTIVOS AGRÍCOLA E MINERAIS.
São os insumos mais importantes, em termos percentuais, para aumentar a produtividade das culturas. Entretanto, para promover retornos adequados sobre os investimentos, eles devem ser aplicados corretamente, de modo a atingir alta eficiência.
O conceito de uso eficiente de fertilizantes, o qual, em linhas gerais, vale também para os corretivos agrícolas, mais difundido entre os técnicos é aquele que reflete o aumento de produção por unidade de nutriente aplicado. Baixa eficiência de fertilizantes significa baixa produtividade e baixos lucros. Este conceito é ilustrado na Figura 1 . O agricultor ineficiente aplica 2 sacos de fertilizantes e obtém um aumento de produção de somente 3 sacos. Se ele soubesse como aplicar a mesma quantidade de modo correto ele poderia obter, por exemplo, 4 sacos de aumento na produção e, consequentemente, maiores lucros.
O conceito de uso eficiente de fertilizantes e correctivos