Corre O Artigo A Import Ncia Da Adm De Estoques
Para VIANA (2006), em qualquer organização é de suma importância que seus gestores e todo o seu quadro de funcionários tenham em mente, o quanto é essencial obter uma administração de estoques sólida e eficaz, pois estoque é dinheiro. Através de uma boa administração, pode-se alcançar a redução de custos com material estocado a logo tempo, atendimento aos clientes no prazo correto, desempenha melhores preços em relação às organizações concorrentes e sem falar na qualidade no serviço e produtos transacionados.
Segundo BALLOU (2006), apesar da onerosidade da manutenção dos estoques há fatores que faz com que as empresas optem por tê-los, tais como:
Melhorar o serviço ao cliente: alta disponibilidade dos produtos para atender aos clientes;
Aplicação: alto disponibilidade dos produtos com estoque mínimo
Reduzir custos: as existências dos estoques reduzem custos com compras, produção, transporte e etc.
De acordo com MORAES (2005), a aquisição de produtos e serviços representa um fator decisivo na atividade de uma empresa, pois eles interferem nos lucros das empresas. A Administração de Estoques assume papel verdadeiramente estratégico nos negócios de hoje em face do volume de recursos, principalmente financeiros, envolvidos, afastando cada vez mais a visão de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesa e não um centro de lucros.
Para MARTINS & ALT (2001), os fatores quando, quanto e como comprar, passaram a ser determinantes para a continuidade das empresas no mercado competitivo.
VIANA (2006) expõe que para administrar bem um estoque, é necessário desempenhar alguns procedimentos fundamentais, como: Cadastramento, gestão, compras, recebimento, almoxarifado, inventário físico.
Cadastramento;
Compras;
Recebimento;
Almoxarifado;
Inventário Físico.
Segundo GONÇALVES (1979), administrar com eficiência um estoque não é uma tarefa tão simples A administração desses locais nem