Corpos submersos
Os fenômenos de transferência de massa estão envolvidos em grande parte dos processos da indústria química. Devido à descontinuidade das concentrações existe certa dificuldade em calcular o coeficiente de transferência de massa por convecção, por isso são utilizadas algumas técnicas laboratoriais, como realizado nessa prática, a fim de determinar esses valores com uma boa aproximação. O experimento consistiu na passagem de um fluxo de água por uma coluna de fase orgânica em regime permanente e, assim, foi observada a diminuição do comprimento da altura da coluna em diferentes intervalos de tempo. A partir desses dados foi possível estimar o valor do coeficiente de transferência de massa médio (1,25x10-5 m.s-1) devido à dependência linear dos dados de comprimento com o tempo.
2 OBJETIVOS
Esse experimento teve como objetivo a aplicação da teoria de transferência de massa por convecção, a fim de determinar experimentalmente o coeficiente convectivo individual de massa médio (kpA) do metil-isobutil-cetona entre duas fases líquidas, em condições isotérmicas e regime permanente.
3 INTRODUÇÃO
3.1 Transferência de massa
Quando, em um sistema contendo dois ou mais componentes, há variação de concentração, há uma tendência de a massa ser transferida do ponto de maior concentração para o ponto de menor concentração (Welty, 2007).
A transferência de massa compõe um papel importante nos processos industriais, ilustrada, por exemplo em: remoção de poluentes dos fluxos de descarga por absorção, difusão de nêutron dentro de reatores nucleares, a taxa de reações químicas e biológicas catalíticas e assim por diante.
3.2 Mecanismos de Transferência de Massa
3.2.1 Difusão Molecular
A difusão molecular é análoga à condução de calor no transporte de energia. Ela ocorre devido à diferença de concentração espacial entre duas ou mais espécies e é realizada por movimento randômico das moléculas em um fluido em repouso.
Com a formação de um