Corporalidade e Padrão de Beleza
A compreensão do corpo e de seu desenvolvimento, está relacionada com a maneira como é visto e analisado pela sociedade em uma determinada época. Ao observar aspectos desse desenvolvimento, alguns fatores são analisados individualmente ou combinados em uma mesma estrutura, como mente e corpo. Outros fatores são evidentes nessas transformações da ideia de corporalidade ao longo da historia, quanto sua função, utilidade, imagem e estrutura corporal.
Pela historia, a medida que a reflexão sobre o corpo foi acontecendo, alguns atributos e requisitos foram sendo estabelecidos. Como resultado disso, características foram relacionadas ao corpo, estabelecendo então, um padrão no qual o individuo se encontrava pertencente ou não, determinando tanto sua função quanto sua posição na sociedade de acordo com sua mente (inteligência) e corpo (estrutura física) . Padrões esses que foram desenvolvidos , e claro, transformados de acordo com o contexto histórico.
Tudo o que é bem visto na sociedade, onde o individuo possa se sentir satisfeito com sua imagem e que por conta disso se beneficiar com uma posição e ocupação satisfatória no meio que se relaciona e consequentemente obter uma auto estima favorável, está diretamente ligado para formação desses padrões. Estas características também estão inclusas no padrão de beleza.
O padrão de beleza alem de todas essas características citadas acima, também se mostra como sendo algo aparentemente belo, apresentando uma imagem agradável e simétrica do corpo. Na historia, a beleza simétrica do corpo nem sempre foi algo relevante, prezando por muitas vezes a inteligência e com isso sua influência social.
Para entendermos melhor essas trajetórias da visão do corpo ao longo dos tempos e sua relação com o padrão de beleza, deve-se analisar brevemente alguns períodos da historia no mundo ocidental.
Na antiguidade, o corpo era tido como apenas uma estrutura onde o homem