corpo e sociologia
a) ESTABELEÇA A RELAÇÃO DA SOCIOLOGIA COM O CORPO.
b) COMENTE OS TRÊS MOMENTOS QUE DESCREVEM SIMULTANEAMENTE OS PONTOS DE VISTA DA SOCIOLOGIA PARA ENTENDER A CORPOREIDADE HUMANA.
c) COMENTE OS TRES ELEMENTOS QUE MOSTRAM AS AMBIGUIDADES SOBRE O CORPO PARA A SOCIOLOGIA.
d) DESCREVA QUAL O CORPO QUE INTERESSA PARA A SOCIOLOGIA.
Respostas: A) Segundo Le Breton, a sociologia aplicada ao corpo dedica-se à compreensão das lógicas sociais e culturais que envolvem a extensão e os movimentos do homem. Estando a nossa existência inclusa no contexto social e cultural.
B)
Uma sociologia implícita no corpo: Embora não negligencie a profundidade carnal do homem, não se detém verdadeiramente nela. Aborda a condição do ator nos diferentes componentes e, sem se esquecer do corpo, dilui, no entanto, sua especificidade na análise. Ou seja, tem o corpo como produto da condição social.
Uma sociologia em pontilhado: proporciona sólidos elementos de análise relativos ao corpo, mas não sistematiza a reunião dos mesmos. Diz que o homem constrói socialmente seu corpo. “o homem não é o produto do corpo, produz ele mesmo as qualidades do corpo na interação com os outros...”
Uma sociologia do corpo: inclina-se mais diretamente sobre o corpo, estabelece as lógicas sociais e culturais que nele se propagam.
C)
Incidências sociais sobre o corpo: O homem é visto como uma emanação do meio social e cultural.
Homem “produto” do corpo: Efetivamente contrária à teoria anterior, determina que as características biológicas do homem determinam sua posição social. Ao invés de fazer da corporeidade um efeito da condição social, relaciona-se diretamente com observações cientificas como: o peso do cérebro, o ângulo facial ou o índice cefálico.
Posicionamento