corpo e movimento
As propostas realizadas nas turmas de Educação Infantil durante a semana vão desde massagens, relaxamentos, alongamentos, brincadeiras cantadas, jogos de regras e resolução de problemas motores nos circuitos, até a exploração de materiais como bolas, cones, tecidos, caixas, bambolês, nas oficinas de percurso lúdico motor. Também não poderíamos deixar de contemplar as “tão queridas” brincadeiras tradicionais, como, por exemplo, barra-manteiga, coelhinho sai da toca, mamãe polenta, pega-pega, corre cotia, que fazem parte do patrimônio cultural. Ao brincar, a criança explora o espaço físico que a rodeia, desenvolve o raciocínio, memória, imaginação, linguagem, liderança, consciência corporal, criatividade, cooperação, interação com um grande número de crianças, além de lidar com diversas emoções, como medo, frustração, alegria e ansiedade.
Nosso repertório também inclui as brincadeiras cooperativas, tão importantes para a constituição do grupo, em que todos atuam unidos, com um objetivo comum, como, por exemplo, não deixar a bola cair de um tecido grande, onde cada criança segura uma ponta e, todas juntas, precisam fazer a bola pular.
Muitas brincadeiras acontecem espontaneamente, segundo escolhas das crianças, que usam representações simbólicas, trazem conhecimentos