Corpo Vegetal - Cultura Cafe
RELAÇÃO ENTRE O CORPO VEGETAL E O AMBIENTE CULTURA DO CAFÉ
Roger Robert Pereira
Campo Mourão - PR
26/05/2013
FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO CURSO DE AGRONOMIA
RELAÇÃO ENTRE O CORPO VEGETAL E O AMBIENTE CULTURA DO CAFÉ
Trabalho realizado pelo acadêmico Roger Robert Pereira, referente à nota parcial semestral da disciplina de projeto integrador, orientado pela professora Luciana Obici, do curso de agronomia da faculdade integrado de campo mourão.
Campo Mourão - PR
26/05/2013
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivos apresentar as formas de cultivo do café, os aspectos que determinam ou não uma boa produção. O cafeeiro prospera em climas tropicais e em terras de média altitude, o solo deve ser úmido, rico em matéria orgânica e poroso, para evitar a acumulação de água, que apodrece a raiz da planta. Como planta tropical, o café não se adapta ao clima frio e à seca. As regiões mais favoráveis são as que apresentam temperaturas médias anuais entre 18 e 20o C e em que as mínimas absolutas raramente descem abaixo de zero. As geadas frequentemente são prejudiciais. Como planta de clima úmido aceita índices pluviométricos da ordem de
1.500mm anuais e as estiagens não podem ser muito longas, já que a seca prejudica mais as lavouras que a umidade excessiva. O cafeeiro também está propicio a ocorrências de diversas pragas, podendo comprometer a sua produção e qualidade do produto.
Palavras-chave: Clima, Origem, Pragas, Solo
SUMÁRIO
1. Introdução..................................................................................................... 6
2. Revisão Literária..............................................................................................