Corpo Rigido
Tema: Centro de Gravidade de um Corpo Rígido
TG nº 3, I11
Discentes: -Fahad Ibraimo -Júlio Henriques -Marlene Rosa -Prashil Vergi
Docente: Dr. Luís João
Maputo, 05 de Setembro 2014
Introdução
Um corpo rígido é constituído por massa em movimento, logo ele possui energia cinética. Podemos descrever essa energia cinética em termos da velocidade angular do corpo e do momento de inércia (I). Objectivo
Com o presente trabalho pretende-se abordar o conceito de centro de gravidade de um corpo rígido e aplicar os conceitos em cálculos levando em conta as regras de aplicação,
Parte Teórica
Centro de Gravidade de um Corpo Rígido
Centro de Gravidade - é definido como sendo o ponto onde se concentra todo o peso do corpo, isto é, o ponto de aplicação da força de gravidade de todo o corpo, formado por um conjunto de partículas. Essas partículas são atraídas para o Centro da Terra, cada qual com sua força (peso).
O centro de gravidade desempenha um papel importante na análise do equilíbrio de corpos sólidos. Sua posição relativa pode determinar o tipo de equilíbrio (estável, instável ou indiferente).
Corpo rígido - é um sistema constituído de partículas (átomos, por exemplo) agregadas de um modo tal que a distância entre as várias partes que constituem o corpo não varia com o tempo.
Um corpo rígido é constituído por massa em movimento, logo ele possui energia cinética. Podemos descrever essa energia cinética em termos da velocidade angular do corpo e do momento de inércia (I).
Movimento de Translação
O movimento de translação pode ser analisado observando-se exclusivamente o centro de massa do corpo. O corpo executa movimento de translação se o seu centro de massa se desloca à medida que o tempo passa.
Nos movimentos de translação valem as leis de Newton e a conservação da quantidade de movimento.
Movimento de Rotação
O outro movimento do corpo rígido é o movimento de