Corpo produto
Professora Sandra Tedeschi
Autores
Antonio Ramos
Denise Sammarone
Juliana Carvalho
Leandro Carrillo
Marcio Cesar Tino
Rafael Jarilho
Objetivo O propósito deste trabalho é observar, analisar e promover uma reflexão sobre a percepção humana sobre si, no contexto do corpo, sua identidade e expressão. E, nesse contexto, entender que o ser humano, enquanto aluno/atleta/cliente irá apresentar características e valores individuais, mas que podem ser balizados a partir dos estereótipos desenvolvimentos a partir da promoção de marcas e do consumo de produtos.
Introdução
Corpo Produto
O termo Corpo Produto é o conceito de transformação de um corpo físico (homem ou mulher) em um símbolo, emblema ou ícone capaz de traduzir a essência de uma marca ou produto na relação venda/consumo ou empresa/consumidor tendo como meio as comunicações de massa.
De maneira geral, o Corpo Produto foi desenvolvido pela sociedade de consumo e seus atores – mídia, indústria publicitária e consumidor – os quais promoveram ‘produtificação’ na relação homem-corpo-esteriótipo.
O impacto disso pode ser uma alteração na forma como o humano vê a si mesmo, se comporta, se comunica e se relaciona na sociedade.
O que está por trás do Corpo Produto?
A indústria do consumo, que está interessada em vender mais e mais, em movimentar a roda das vendas entendeu que a mídia – os meios de comunicação: TV, rádio, Internet, Redes Sociais – é uma ferramentas eficiente para defender os interesses comerciais e cativar e promover a comercialização de produtos/marcas.
Para isso, utilizam a Publicidade/Propaganda para despertar no consumidor a vontade de consumir. Como? Corpo produto...
Essa indústria publicitária, principal organismo de desenvolvimento de imagem, entendeu que a identificação do