Corpo objeto x corpo sujeito
Aprendente: Walkiria Cléa
Pólo: Campina Grande
DESAFIO-AULA1
Corpo objeto x Corpo sujeito
No decorrer da história da própria humanidade, muitas concepções e percepções do corpo têm sido desenvolvidas.
O Positivismo concebe a idéia de corpo como um objeto que deve ser analisado e investigado à distância, do ponto de vista de quem o observa. Nessa perspectiva, o corpo se torna corpo-objeto sendo objeto de estudos objetivos, delineado em laboratórios em suas estruturas anatômicas e fisiológicas.
Porém o conceito de corpo, não se limita em apenas conhecer suas especificidades como matéria que ocupa lugar no espaço, vai muito mais além, abrange acima de tudo uma consciência de que não apenas temos um corpo, mas que somos corpo, uma vez que, todas as nossas atitudes são primeiramente corporais para só depois se tornarem mentais. Desde o nascimento e talvez até antes dele, tomamos consciência da nossa existência através do nosso corpo e só depois usamos o pensamento para refletir sobre o mesmo.
Toda construção de conhecimento, cultura e sociedade passa primeiro pelo corpo de cada indivíduo. Nesse sentido surge o conceito de corpo-sujeito, o corpo como forma de presença no mundo, uma presença diretamente vinculada a sua ação sobre ele.
O corpo é consciente e ao se referir a corpo sujeito nos referimos também ao corpo-consciência que traz em si as especificidades de sua cultura, seus modos de vida e de ser. São essas especificidades que caracterizam a identidade de um povo, porém o crescente processo de globalização tem desvinculado essas especificidades e unificado diferentes modos de vida de tal modo que todas as culturas do mundo são influenciadas umas pelas outras, sendo que as potências mundiais detêm controle sobre as demais. Sendo assim, muitas vezes ao desenvolvermos um trabalho pedagógico para a consciência do corpo, acabamos por reproduzir os estereótipos pré-determinados ou tomar como sinônimo de consciência