corpo humano
Na cabeça temos a face, formada por olhos, cílios, sobrancelha, nariz, boca (com lábios, dentes e língua), queixo e orelhas; e também o nosso cabelo. Dentro da cabeça, temos o cérebro, que é uma estrutura muito importante para a nossa sobrevivência. Graças a ele podemos aprender diversas coisas, como uma nova matéria da escola, e também andar, falar, nos equilibrar, dentre outros exemplos.
No tronco temos o pescoço, o tórax (a região em que fica o peito), o abdome (onde está localizada a barriga) e as costas. A garganta, o coração, os pulmões, o estômago, o fígado, os rins, a bexiga, os intestinos e alguns outros órgãos são encontrados no tronco.
Quanto aos membros, temos os:
- Membros superiores, formados pelos braços, antebraços, mãos e cinco dedos;
- Membros inferiores, formados pela coxa, perna, pé e calcanhar e cinco dedos.
Na ponta dos dedos, temos as unhas. Elas nos ajudam a pegar objetos, e também protegem essa região. Por outro lado, podem acumular sujeira e machucar a nós mesmos ou outras pessoas ou animais de estimação. Assim, é importante que as unhas estejam sempre limpas e bem aparadas.
Graças aos membros podemos nos locomover, pegar objetos, correr, brincar, abraçar, e executar outras infinitas ações.
Há pessoas que não possuem uma ou outra parte do corpo. Algumas já nasceram assim e outras, por algum acidente ou problema de saúde, deixaram de ter tais regiões. Em razão disso, são consideradas deficientes físicos, ou melhor: portadores de necessidades especiais.
Todos os deficientes físicos merecem o nosso respeito e consideração. Eles devem ter prioridade em filas, vagas de estacionamento reservadas, e o espaço das cidades e demais locais adaptados (como rampas nas calçadas, elevadores, assentos especiais, dentre outros). Devemos respeitar esses espaços destinados a eles, já que podem ter mais