corpo humano
O coração atua como bomba
Os vasos que conduzem o sangue para os tecidos são artérias.
Os vasos que conduzem o sangue dos tecidos de volta ao coração são as veias.
Nos tecidos interpostos as veias e artéria temos os capilares, que são responsáveis pelas trocas de produtos finais do metabolismo e líquidos.
Funções do sistema cardiovascular:
O sistema cardiovascular permite que algumas atividades sejam executadas com grande eficiência, como veremos:
Transporte de gases: permite o transporte de gases dos pulmões (responsáveis pela obtenção de oxigênio e pela eliminação de dióxido de carbono), com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.
Transporte de nutrientes: após a absorção dos alimentos pelo sistema digestivo, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. São, então, carreados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial ao redor das células.
Transporte de resíduos metabólicos: os resíduos formados na atividade metabólica das células devem ser transportados até os órgãos de excreção, através do sangue.
Transporte de hormônios e substâncias: hormônios são substâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo. Os medicamentos também precisam da circulação sanguínea (e, às vezes das proteinas) para atingir o órgão-alvo e promover ação terapêutica.
Intercâmbio de materiais: algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Células do fígado, por exemplo, armazenam moléculas de glicogênio, que, ao serem quebradas, liberam glicose, que o sangue leva para outras células do corpo.
Transporte de calor: o sistema vascular também