corpo espiritual
Claro está, portanto, que é ele santuário vivo em que a consciência imortal prossegue em manifestação incessante, Temos particularmente no centro coronário o ponto de interação entre as forças determinantes do espírito e as forças fisiopsicossomáticas organizadas.
Por sua natureza e em seu estado normal, o perispírito é invisível, porém, ele pode sofrer modificações que o tornam perceptível e até tangível, ou seja, possível de ser visto e tocado. O perispírito é formado com os elementos contidos nos fluidos ambientais de cada mundo, de onde se deduz que seus elementos constitutivos variam conforme os mundos aos quais estão ligados.
A natureza do perispírito sempre está relacionada ao grau de adiantamento moral do espírito. Desta forma, conforme a maior ou menor depuração do ser, seu perispírito se formará das partes mais puras ou mais grosseiras do fluido peculiar ao mundo no qual ele venha a encarnar.
Dele parte, desse modo, a corrente de energia vitalizante formada de estímulos espirituais com ação difusível sobre a matéria mental que o envolve, transmitindo aos demais centros da alma os reflexos vivos de nossos sentimentos, idéias e ações, tanto quanto esses mesmos centros, interdependentes entre si, imprimem semelhantes reflexos nos órgãos e demais implementos de nossa constituição particular, plasmando em nós próprios os efeitos agradáveis ou desagradáveis de nossa influência e conduta.
O perispírito é uma condensação do fluido cósmico universal em torno de um foco de inteligência ou alma. É o envoltório semimaterial do espírito, o laço que o une à matéria do corpo. Diz-se que o perispírito é semimaterial porque pertence à matéria pela sua origem (fluido universal) e à espiritualidade pela sua natureza etérea.
O gênero de vida de