corpo em um fluido
MOVIMENTO DE UMA ESFERA EM UM FLUÍDO
Alunas:
Andressa Pires
Beatriz Lima
Majuri Figarella
Natalia Milok
Vanessa Freire
UNIMEP – FEAU – SBO
Movimento de uma esfera em um fluido
1. Objetivo
Classificar o tipo de movimento de uma esfera em um fluido; Analisar e interpretar gráficos da posição em função do tempo. Determinar a velocidade média da esfera.
2. Introdução
Ao estudar o movimento dos corpos, seu movimento é classificado como MRU (Movimento Retilíneo Uniforme) se a trajetória do mesmo ocorre em linha reta e se sua velocidade permanece constante durante todo o trajeto. Nessa situação, a posição do móvel em função do movimento pode ser determinada, caso ele ocorra em um eixo y: y = y0 + v.t
A inclinação de um gráfico y x t para um M.R.U. nos fornece a velocidade do móvel. De acordo com os dados, em um movimento retilíneo uniforme, espera-se que o comportamento seja:
Se o movimento é MRUV (Movimento Retilíneo Uniformemente Variado), sua trajetória é retilínea e sua velocidade varia de maneira uniforme com relação ao tempo, pois sua aceleração é constante e diferente de zero. As equações desse movimento para o móvel são dadas por:
v = v0 + a.t y = y0 + v0.t + (a.t2 ) / 2 v2 = v02 + 2.a. Δy
Nesse tipo de movimento, a velocidade instantânea pode ser determinada ponto a ponto no gráfico y x t através da inclinação da tangente em um determinado ponto. A aceleração é a inclinação do gráfico v x t. Sendo assim, em um movimento retilíneo uniformemente variado, o movimento comporta-se assim:
3. Materiais Utilizados
- Proveta graduada;
- Glicerina;
- Esferas de Aço;
- Cronômetro;
- Papel milimetrado.
4. Procedimento Experimental
Soltou-se uma esfera de aço na superfície do líquido. Assim que ela passou pelo marco 0 no tubo, acionou-se o cronômetro, marcando assim, todos os instantes em que a esfera passou pelas outras marcas de posição no tubo. (Foi utilizado a função lap do cronômetro)
Fez-se o experimento com 8