Coronelismo : uma politica de compromisso
ELIANA APARECIDA DA SILVA RA 1056922
TURMA: FEVEREIRO DE 2010
CORONELISMO: UMA POLÍTICA DE COMPROMISSO
São José dos Campos
2012
CORONELISMO: UMA POLÍTICA DE COMPROMISSO
Oligarquia é uma palavra grega que significa governo de poucas pessoas, pertencentes a uma classe ou a uma família. De fato, embora aparência de organização do país fosse liberal, na prática o poder foi controlado por um reduzido grupo de político em cada Estado.
FAUSTO, Boris. História do Brasil.
Entre 1894 e 1930 o Brasil foi dominado pelos grandes proprietários rurais. Este período ficou conhecido como a República das Oligarquias. O início deste período remonta ao governo dos presidentes Prudente de Morais e Campos Sales. Enquanto o governo de Prudente de Morais selou o fim das revoltas sociais que marcaram o início da República o governo do paulista Campos Sales, legítimo representante do Partido Republicano Paulista, deu início a uma extensa proteção aos interesses da oligarquia cafeeira.
A eleição de Campos Sales se deu dentro do contexto de uma enorme crise econômica financeira que atingia o país. Os gastos foram exorbitantes para sufocar a Revolução Federalista e a Revolta da Armada, além das quatro expedições militares contra Canudos associada à desvalorização do café no mercado internacional e a desvalorização da moeda brasileira remeteu o país a um descrédito internacional.
Para sanar as finanças, o governo brasileiro conseguiu um “fundo de empréstimo”, o “Funding Loan” junto aos banqueiros ingleses, sacrificando com isso as rendas da alfândega do Rio de Janeiro e ainda, se comprometendo em diminuir as despesas públicas e destruir grande quantidade de papel moeda. Para conseguir conter a inflação, Campos Sales não hesitou em demitir funcionários, cortar gastos e reduzir consumo. Estas medidas foram responsáveis por altos índices de desemprego e por