Corinthians
Com 170 pontos, o equivalente a 58,4% da nota máxima, o que classifica como bom o nível de transparência, o Corinthians foi o único clube a atingir esse conceito na avaliação da empresa. Na sequencia, o Vitória-BA ficou com 142 pontos no Ranking Pluri de Transparência Financeira dos Clubes Brasileiros.
Para a elaboração do ranking de 2012, 30 critérios foram utilizados, ampliando assim o número de 14 quesitos de 2011. A avaliação levou em conta as informações prestadas pelos clubes em relação às suas finanças e práticas de gestão, governança e relacionamento entre os respectivos poderes.
Relembre a primeira vez em que o Timão foi eleito o clube mais transparente do país, segundo o ranking de 2011.
A diretoria do Corinthians espera o time se livrar de qualquer risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro para começar a falar sobre o futuro. Mesmo assim, a cúpula tem algumas diretrizes que devem nortear o planejamento para a próxima temporada. A percepção do fim de um ciclo de alguns jogadores deve dar início a uma reformulação no elenco, que, se depender do clube, continuará sob o comando do técnico Tite.
Com 41 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro e poucas perspectivas até o fim da temporada, o Corinthians pretende dar uma "chacoalhada" no time. Nomes como Danilo e Emerson estão na berlinda, ainda que possuam contratos mais longos.
– Estamos abertos a várias possibilidades, mas é natural que ao fim da temporada algumas mudanças aconteçam. Isso tudo será discutido daqui a algumas semanas. Agora o foco é o Campeonato Brasileiro – afirmou o diretor de futebol Roberto de Andrade.
O desejo é colocar mais jovens jogadores na equipe, com