cores
Polo: Dirceu II Período: 8º
Tutor à distância: Maria Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
Curso: Serviço Social
Monitoramento e Avaliação em Serviço Social
Teresina – Piauí, 19 de setembro de 2014
Análise da Leitura Feita
Uma das principais coisas que aprendemos com esses textos foi Reconhecer a importância do uso de indicadores para o gerenciamento de programas e projetos vinculado aos processos de planejamento, monitoramento e avaliação na gestão pública.
O grande desafio que o Estado deve enfrentar para o desempenho de seu papel tem sido definido, pela atual gestão, como sendo o de processar o atendimento às demandas da sociedade, em contexto de complexidade e crise política e, ao mesmo tempo adequar-se às pressões externas de internacionalização da economia e dos mercados. Para poder atender às demandas da sociedade, o Estado se estrutura em sistema organizacional, que constitui a administração pública. Um dos principais objetivos que se colocam para o Dirigente é o de aumentar a eficácia da organização pública, o que se obtém apenas pela melhoria de sua gestão. Para que isso seja possível, é fundamental dispor de capacidade e instrumentos que permitam ao social identificar as mais relevantes demandas da sociedade, como,os objetivos ou problemas a serem equacionados, a explicação das razões de sua existência e suas causas, a formulação de uma proposta de ação (plano de governo) e sua implementação.
Já as ações governamentais são sempre conduzidas por instituições do Estado, orientadas por políticas expressas em legislação e outros documentos; observam regras próprias ditadas pelo direito público e administrativo, são submetidas a determinações do sistema político e financiadas, em sua essência, por recursos púbicos oriundos da arrecadação tributária.
O Estado atua por intermédio de ações que são desenvolvidas por organizações ou sistemas organizacionais. Muitos arranjos organizacionais são