cores
Vermelho
É uma das sete cores do espectro solar, denominada primitiva ou fundamental. É uma cor primária (não se decompõe) tanto em cor-luz quanto em cor-pigmento. É a mais saturada das cores, sendo, por isso, de maior visibilidade que as outras. É a única cor que, depois de clareada, perde suas características essenciais.
As cores complementares do vermelho são: ciano, em cor-luz, e o verde, em cor-pigmento.
Gothe classificou o vermelho como um ponto de oxidação equidistante entre o amarelo e o azul. Podendo ser interpretado, assim, que o vermelho sempre tende mais para o frio (azul) ou quente (amarelo), ou mais (amarelo) ou menos (azul)
O vermelho dá uma ideia de sangrento, alarme, calor, dinamicidade, agressividade, erótica, etc.
Amarelo
O amarelo é uma cor-pigmento primária e cor-luz secundária – resultado da sobreposição do vermelho e do verde. Representa energia, calor e claridade. Tem como cores complementares o violeta, em cor-pigmento, e o azul, em cor-luz. O amarelo transborda dos limites de onde se deseja encerrá-lo, no entanto, é dificilmente perceptível. Devido a sua característica expansiva, parece ser maior do que realmente é.
Verde
O verde é uma cor é uma das três cores primária em cor-luz, que tem, como complementar, o magenta. Em cor pigmento, é cor secundária ou binária, formada pela mistura do amarelo e do azul. E tem, como complementar, o vermelho.
Encontra-se na ponto mais alto da curva da visibilidade. Para Kandisnky, é a cor que representa o equilíbrio: não passa paixão, nem tristeza, nem alegria, nada pede e a nada apela. É imóvel e passiva.
Azul
É a mais escura das três cores primárias. Não se decompõe, tanto em cor-luz como em cor-pigmento. Em cor-luz, seu complementar é o amarelo. Em pigmento, o laranja. O azul é a cor mais fria, logo, qualquer outra cor misturada ao azul esfriará-se.
É a mais profunda das cores. É misterioso, cor do infinito, calmo e tranquilizante, no entanto,