Coreia
Tipo de peixe cru coreano.
A Coreia do Sul partilha a sua cultura tradicional com a Coreia do Norte. Ao longo da história, a cultura coreana foi influenciada pela da China. Hoje, os papéis invertem-se, com uma crescente influência coreana na China no que diz respeito à música popular, cinema, moda e aos programas de televisão (hallyu).
A cultura tradicional também foi influenciada pelo budismo, taoísmo e confucionismo. Muitos grandes sábios e filósofos viveram na Coreia, mas são pouco conhecidos no exterior devido ao antigo isolacionismo do país.
Desde a sua divisão em dois estados separados, as duas Coreias desenvolveram distintas formas culturais contemporâneas.
Como uma forma de treinamento militar, o Exército Sul-Coreano usa uma técnica de auto-defesa chamada taekwondo, na qual os movimentos básicos são os chutes.
Cinema
Aclamado pela crítica internacional e nacional, o cinema sul-coreano é um dos que mais têm dado bons frutos nos últimos tempos, resultado de uma Coreia ativa, em ascensão cultural e econômica. A Coreia do Sul é um dos únicos países no mundo em que o cinema nacional é mais visto que o cinema norte-americano.
Uma febre no oriente, principalmente Japão e China, o cinema coreano já ganhou vários prêmios na Europa como o aclamadíssimo Oldboy, de Park Chan-wook, e Casa Vazia, de Ki-duk Kim. O cinema sul-coreano é diversificado existindo desde comédias românticas, superproduções como Yesterday ou Tube, até filmes de arte como Il Mare (Shiwore, O mar), suspense como o maravilhoso Memories of Murder (Memórias de Assassinato), que não fica a dever a nenhum filme americano, ao de guerra como A irmandade da guerra, produção excelente, muito fiel aos tempos da guerra com um drama por trás que te faz chorar, e mostrando a realidade da Guerra da Coréia, também o Filme Caminhos do Crime que mostra o drama da vida de um gângster.
Refinado quando se mostra em suas tradições como em Untold Scandal, dramático como em The Last