Coreia do Sul
Esses dois novos países nunca atingiram estabilidade nas relações políticas, e o programa nuclear da Coreia do Norte tem aumentado as tensões entre as duas nações, que tecnicamente estão em guerra desde 1950.
A Coreia do Sul está situada ao norte da linha do Equador (Hemisfério Setentrional); seu território está localizado a leste do meridiano de Greenwich (Hemisfério Oriental) e a nação também pertence à Zona Temperada do Norte, pois está situada entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico.
Banhada pelo oceano Pacífico, a Coreia do Sul possui extensão territorial de 99.016 quilômetros quadrados, ocupando a porção meridional da Península da Coreia. Seu terreno é montanhoso e o clima é temperado continental.
A população sul-coreana soma 48.332.820 habitantes, a densidade demográfica é de 488 habitantes por quilômetro quadrado, sendo, portanto, um país bastante povoado. Seul, capital do país, é a cidade mais populosa: 9.796.000 habitantes. A maioria da população nacional reside em áreas urbanas (82%).
Em razão do grande desenvolvimento econômico e industrial realizado na Coreia do Sul a partir da década de 1970, o país tornou-se um dos “Tigres Asiáticos”. A economia nacional cresceu, em média, 9,1% ao ano entre 1980 e 1993, uma das taxas mais altas do mundo. O país aderiu à Industrialização Orientada para a Exportação (IOE), com destaque para os produtos eletrônicos e automóveis. Entre as principais empresas sul-coreanas estão a Hyundai, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star.
A Coreia do Sul apresenta excelentes indicadores sociais, diferentemente da vizinha Coreia do Norte. O Índice de