Coreia do Sul e Estado Islâmico
Aluno: Rafael Ribeiro Martinelli
Turma: RI 1ºM 2015/1
Matéria: Introdução às Relações Internacionais
Professor: Edson Neves
Universidade Vila Velha
Vila Velha, 7 de Abril de 2015 Coreia do Sul
Republica da Coreia
A Coreia do Sul é um país da Ásia Ocidental, localizado na região Sul da Península da Coreia, e sua única fronteira terrestre é com a Coreia do Norte. A capital do país é Seul, com uma das maiores áreas metropolitanas do mundo. A área da Coreia do Sul é de aproximadamente 100.210 km² e a população é de 50,22 milhões de habitantes.
ECONOMIA
A economia sul-coreana tem crescido rapidamente desde a década de 1950, e hoje em dia é a 13ª maior economia do mundo por PIB de Paridade do Poder de Compra (PPC). A economia da Coreia do Sul era tradicionalmente baseada na agricultura, porém desde os anos 60 tem demonstrado grande dinamismo industrial. Vários planos econômicos foram iniciados em 1962 e orientaram o desenvolvimento da manufatura leve para exportação. A ajuda econômica daquela época era na forma de assistência técnica, principalmente pelos Estados Unidos e, mais tarde, do Japão, e foi de grande importância para o crescimento econômico do país. Nos anos 70 foi empreendida uma industrialização pesada, levando a indústria coreana a produzir e exportar maquinaria elétrica, navios, automóveis, produtos químicos etc., em condições de grande competitividade.
FORMA DE GOVERNO
A Coreia do Sul é uma República, uma democracia com forma de governo presidencialista. O presidente é o chefe do estado e do governo. Ele é eleito por sufrágio universal para um mandato único de 5 anos. Além disso, o Presidente é o comandante-chefe das forças armadas e desfruta dos poderes executivos. É ele quem nomeia o Primeiro-Ministro e o Conselho de Estado (gabinete) com o consentimento do Parlamento. O Primeiro-Ministro não precisa ser membro do Parlamento. Sua principal função é auxiliar o