Cordados- aves
Subfilo: Vertebrata
Classe: Aves
Características Gerais: * As aves formam um grupo com mais de 9 mil espécies distribuídas por todo o globo; * Sua característica mais distinta é a presença das penas, que protegem e isolam termicamente a pele; * Além das penas, as aves caracterizam-se por membros anteriores modificados em asas e outras adaptações para o voo.
1. Digestão
Uma faringe curta conduz o alimento rapidamente para o esôfago e o estômago. As aves com exceção das insetívoras possuem esôfago com uma dilatação chamada papo. O estômago é constituído por duas partes: uma que secreta o suco gástrico, chamada proventrículo, e uma muscular, chamada moela, que tritura o alimento. O sistema digestório termina em uma cloaca, que recebe também os dutos dos sistemas genital e excretor.
2. Circulação
O sistema cardiovascular das aves é composto de um coração com quatro cavidades, dois átrios e dois ventrículos, sem que haja possibilidade de mistura entre um lado e outro do coração. A circulação é dita dupla, e completa: não há desvio do sangue do circuito pulmonar para o sistêmico.
3. Respiração
As aves desenvolveram adaptações muito particulares. As lacunas dos ossos se comunicam com expansões na forma de sacos aéreos e estes se comunicam com os pulmões. Os sacos aéreos são pobremente vascularizados, mas possuem grande volume, cerca de nove vezes o dos pulmões. As aves desenvolveram um sistema de fluxo de ar contínuo, que lhes permite manter a oxigenação do sangue permanentemente, em especial quando estão batendo as asas. Durante a ventilação pulmonar, o movimento de inspiração e expiração não interrompe a oxigenação do sangue.
4. Excreção
A excreção das aves é realizada através de um par de rins metanéfricos, que filtram o sangue e excretam como produto ácido úrico. A excreção de ácido úrico é uma adaptação que se originou nos ovos com casca, uma vez que essa substância pode ser estocada no ovo de maneira concentrada, sem ser