Corba Mapa Mental
Disciplina Bancos de Dados II (INE 5616 – 2006-1)
Curso de Sistemas de Informação
Prof. Renato Fileto
INE/CTC/UFSC
1
1
Cliente - Servidor
Arquitetura cliente/servidor:
Os servidores oferecem serviços a processos usuários, ou seja, executam a tarefa solicitada e enviam uma resposta ao cliente que se traduz nos dados solicitados.
Os clientes solicitam um determinado serviço, através do envio de uma mensagem ao servidor. Enquanto o processo servidor está trabalhando a solicitação, o cliente está livre para realizar outras tarefas.
Cliente
O processo cliente realiza o envio das mensagens fazendo algum pedido ao servidor.
O cliente é a parte que interage com o usuário, possui a interface que o usuário utiliza para requisitar as tarefas ao servidor, sendo chamado de front-end da aplicação.
Os processos clientes gerenciam as atividades dos usuários e realizam as validações dos dados informados por estes.
Servidor
É o processo que responde a uma mensagem solicitando a realização de alguma tarefa por parte do cliente. O processo servidor é chamado de back-end.
O processo servidor pode oferecer serviços a muitos clientes, realiza pesquisas, filtragens e atualizações em bancos de dados.
Os serviços podem ser realizados diretamente pelo processo servidor ou através de processos escravos criados por este para atender cada pedido do cliente, o que libera o processo mestre do servidor para receber outras solicitações.
Transparência de Localização
Um aspecto importante nos sistemas cliente/servidor:
Transparência - para o usuário não deve existir diferença entre acessar um recurso local ou remoto, não deve ser motivo de preocupação para o usuário a localização do servidor e a natureza da comunicação.
Camadas de Cliente-Servidor
Arquitetura cliente/servidor - forma como os aplicativos são estruturados. Duas variantes:
Two-Tier
Three-Tier
Client 1
request