coração humano
Nos mamíferos, o coração apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Cada lado funciona com um tipo de sangue: o direito, com sangue venoso, e o esquerdo, com arterial. Não havendo mistura de sangues no coração, a circulação é chamada completa.
De acordo com a função que desempenham, as cavidades do coração têm espessuras diferentes. As aurículas, que enviam sangue para os ventrículos, têm paredes musculares finas. Os ventrículos, especialmente o esquerdo, que bombeiam sangue para partes distantes, têm paredes grossas. Quando os ventrículos se contraem, o aumento de pressão provoca o fechamento das válvulas bicúspide ou mitral (lado esquerdo) e tricúspide (lado direito), que impedem o retorno do sangue aos átrios.
Os vasos que chegam ao coração trazendo sangue das diversas partes do corpo encontram-se sob baixa pressão e são denominados veias. Os que saem do coração, conduzem sangue aos órgãos sob alta pressão e são chamados artérias. Note-se que as denominações artéria e veia independem do tipo de sangue transportado, referindo-se apenas à estrutura e função desses vasos.
Trajetória do sangue: as duas circulações
O coração funciona como uma bomba dupla. No seu lado esquerdo, circula sangue arterial (rico em O2) e no lado direito circula sangue venoso (rico em CO2). Os processos que caracterizam a passagem de sangue pelas câmaras cardíacas ocorrem ao mesmo tempo. Isso significa que o sangue enche os dois átrios (esquerdo e direito) simultaneamente. Em seguida, o sangue é conduzido para os ventrículos (esquerdo e direito).
Pequena circulação (pulmonar)
Inicia-se no ventrículo direito que recebe o sangue venoso do átrio direito e o bombeia das artérias pulmonares para os pulmões, onde ocorrerá a oxigenação (hematose). Em seguida, as veias pulmonares conduzem o sangue arterial para o átrio esquerdo.
Na pequena circulação, o sangue venoso foi transportado por artérias e o sangue arterial, por veias. Isso ocorre porque o sangue