CORAL SOL - INVASOR
O coral-sol é uma espécie de coral que pertence ao gênero Tubastraea (es) que pode ser encontrado nas águas de Timor-Leste. Espalha-se por profundidades que vão de 50 centímetros a 15 metros. No
Brasil, tais corais constituem uma ameaça, pois eles são agressivos a espécies nativas de corais, 1 como o coral-cérebro (Diploria labyrinthiformis), uma espécie que só existe no Brasil.
O coral-sol se tornou uma verdadeira praga na Baía de Ilha Grande, Rio de Janeiro, onde se espalhou de uma maneira que não pode mais ser controlada. Essa espécie é muito agressiva e eficiente na reprodução, o que acabando eliminando, através da competição, as espécies nativas, causando um grande desequilíbrio.
O coral-sol foi levado a Baía de Ilha Grande na década de 1980 aderida a plataformas de petróleo. 2 Nesse ambiente encontrou um lugar perfeito para sua reprodução, pois não havia predadores para essa espécie exótica. No entanto esse Coral é muito prejudicial a fauna local, pois além de expulsar as espécies nativas ele não abriga algas simbióticas que produzem oxigênio, reduzindo drásticamente a produção primária do ambiente.
Segundo Marcelo Mantelatto,Técnico Ambiental, o coral-sol chegou no Brasil fixado em plataformas, o que os pesquisadores chamam de bioincrustação.
"A embarcação que fica parada muito tempo na áqua (as plataformas ficam paradas para perfuração e prospecção de petróleo e gás) e depois de um tempo tem vários organismos crescendo no casco da embarcação. É assim que o coral chegou, fixado nas estruturas das plataformas", diz Marcelo.
Coral – Sol
Imagens Comparativas
Ações para Combater Invasão
MPF propoõe ações para combater coral assassino publicado em 30/04/2014
Litoral fluminense foi invadido por espécie de coral que destrói a biodiversidade nativa O coral-sol é um invasor e está causando a perda da biodiversidade marítima brasileira. Essa constatação foi uma das conclusões do Ministério Público Federal