cor e forma
Ritmo e equilíbrio
Quando nos referimos a condições humanas, percebemos que o equilíbrio é fundamental, desde o equilíbrio no sentido físico até o mesmo nas nossas ações, formas de pensar ou governar. Em relação ao design não é diferente, ao organizar uma proposta de design é fundamental que haja equilíbrio, uma informação não pode se sobrepor a outra, o exagero ou a falta de algo também podem representar um obstáculo, nesse processo o designer pode fazer uso de ferramentas como: tamanho, cor, texturas e formas contrastantes para contrabalançar ou enfatizar o peso de um objeto.
O ritmo é usado por designers para construção de imagens estáticas, bem como em livros, revistas ou imagens animadas. Esse ritmo também pode apresentar mudanças e variações, mas sem fugir de uma unidade estrutural fundamental. O ritmo e o equilíbrio trabalham em conjunto, buscando transmitir estabilidade e surpresa simultaneamente.
Simetria e assimetria
O designer pode trabalhar com o uso de elementos simétricos ou assimétricos, o uso de elementos assimétricos não significa desequilíbrio, bem pelo contrário, podendo transmitir através deles a ideia do equilíbrio com mais facilidade que elementos simétricos dependendo da forma como são organizados.
Figura/Fundo
Uma figura é sempre analisada em relação ao que a rodeia(fundo), isso se nota em qualquer área, como: em textos, fotografias, observação de paisagens em geral, observação de pinturas ou obras de arte. Portanto, para que possamos notar algo em relação ao seu contexto é preciso que haja um contraste entre figura e fundo. Figura/fundo também são chamadas de espaço negativo positivo; designers buscam um equilíbrio entre figura e fundo, utilizando dessa relação para proporcionar energia e ordem para a forma e espaço, a criação de ambiguidades também permite uma energia visual a mais a figura ou forma.
Relação estável de figura/fundo- A figura se sobressai em relação ao fundo, o foco na