Cor de Metais Aquecidos
O calor é energia em trânsito. Essa energia é transportada por meio de ondas eletromagnéticas na frequência do infravermelho. Na transmissão de calor por radiação, esse fato é mais evidente.
Todos os corpos emitem radiação, basta terem uma temperatura. A única diferença entre luz e calor é a freqüência .É a frequência da luz que determina a sua cor. Nossos olhos detectam diferentes cores porque eles respondem de forma diferente a cada freqüência . Apenas uma estreita faixa de frequências (e, consequentemente de comprimentos de onda), é visível ao olho humano. É o chamado espectro da luz visível. Esta faixa de luz visível se estende entre as frequências maiores que o infravermelho e menores que o ultravioleta.
Quando um objeto é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada através da sua cor.
Observa-se que a cor emitida pelo corpo aquecido depende da sua temperatura. Assim, pode-se concluir que a frequência e o comprimento da radiação eletromagnética está diretamente ligada à energia absorvida pelo corpo durante o aquecimento.
Foi em 1900 que o físico alemão Max Planck propôs que a energia era liberada ou absorvida pelos átomos dos corpos aquecidos em “pacotes” de energia de valores mínimos, aos quais Planck chamou de quantum (plural quanta),e que a energia de um único quantum é igual à frequência da onda eletromagnética multiplicada por uma constante. Esta constante, representada por e conhecida como constante de Planck. Esta constante tem valor igual a (joule segundo). De acordo com Planck, a energia é emitida ou absorvida por um corpo em múltiplos de Portanto, a energia de um único quantum é igual a: .
Alguns anos após a apresentação da teoria de Planck, alguns cientistas começaram a perceber que podiam aplicar esta teoria a algumas observações experimentais antes em explicação, e se tornou fácil perceber que Planck havia iniciado uma revolução nos conhecimentos do mundo físico. Depois de Planck, cientistas iniciaram