Coprocessamento Na Produ O De Cimento
O COPROCESSAMENTO NA PRODUÇÃO DE CIMENTO PORTLAND:
CAUSAS DAS PARADAS NÃO PROGRAMADAS
TATIANA DOS SANTOS FERREIRA ( tatisfer@hotmail.com , daniela_philippi@yahoo.com.br )
UFMS
DANIELA ALTHOFF PHILIPPI ( daniela_philippi@yahoo.com.br , daniphilippi@hotmail.com )
UFMS
MARLY FONSECA NUNES ( marlyfnunes@hotmail.com , daniela_philippi@yahoo.com.br )
UFMS
Resumo. Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as causas das paradas não programadas do coprocessamento de resíduo industrial na fabricação do cimento portland. O coprocessamento é uma eficiente alternativa de destruição de resíduos que contribui para a redução de impactos negativos ao meio ambiente. Buscou-se, com um estudo de caso, descrever os passos do processo produtivo e a gestão de resíduos da unidade produtiva, identificar as ações de manutenção existentes e as principais causas de paradas não programadas. Apresentam-se ações para a empresa, o meio ambiente e a sociedade, que atenuem ou eliminem as paradas no coprocessamento.
Palavras-chave: produção; coprocessamento; resíduo industrial; cimento portland.
1. INTRODUÇÃO
A necessidade da responsabilidade de se desenvolver a produção de maneira mais sustentável e, concomitantemente, de se produzir mais, têm levado empresas a buscarem alternativas de atuação mais eficazes no âmbito econômico, social e ambiental. Uma das características dos processos produtivos destas empresas, especialmente as do ramo industrial, é a geração de resíduos, que se tornam passivos quando dispostos de maneira inadequada no meio ambiente, com potencial de danos à saúde humana e ao equilíbrio ambiental (causadores de poluição do ar, das águas e do solo), nos mais diversos níveis de periculosidade.
As alternativas tradicionais e legalmente amparadas mais comumente adotadas para a disposição de resíduos oriundos das atividades industriais são os aterros e os incineradores tradicionais. Nos aterros, os resíduos ficam armazenados sob condições controladas;