copa
Sou professora, trabalho com séries iniciais há 27anos. No ano se 2010 preparei um projeto da Copa do Mundo, com alunos da 1ª série de 6 e 7 anos alfabetizando 27 alunos em sala de aula. O projeto foi desenvolvido com instinto de destacar as várias culturas dos países envolvidos na copa do mundo, através do esporte nacional que é o futebol. O brasileiro é um povo festeiro e de bem com a vida. O futebol no Brasil e no mundo é um elo entre família e vizinhos.
Em época de copa do mundo então, o país vive uma festa, dia de jogo todos os lugares param para assistirem os jogos. Resolvi em comum acordo com os alunos e os pais que estavam em euforia com a copa unir o útil ao agradável trabalhando o tema dentro de um processo pedagógico. Este projeto foi implantado na Escola Municipal Idolino da Fonseca Lamas, apresentando proposta planejada e interdisciplinar integrando a escola e a comunidade no sentido de adquirir conhecimentos e proporcionar as crianças uma consciência voltada para a obtenção de valores, cultura e n uma visão de um mundo globalizado.
O processo histórico, sua língua, seus costumes e diversidade cultural de cada país, foram analisados com o instinto de uma aprendizagem agradável e versátil. Levando em conta os aspectos envolvidos nas ações e atitudes que acontecia no dia- a- dia da escola, na vida familiar e social destes cidadãos.Ao longo do desenvolver deste projeto, fomos desenvolvendo várias atividades , e as crianças obtiveram um desenvolvimento cognitivo e social despertando uma interpretação emocional, desenvoltura, sociabilidade.
O mais interessante foi o aprendizado de todas as crianças sobre o tema da copa do mundo, o interesse, a disposição, a troca de informação sobre os jogos, as curiosidades dos diversos países, a leitura e a escrita, os números, foi uma vitória ver meus alunos desenvolvendo- se com prazer e principalmente alfabetizados. Em uma educação inclusiva era o caso de minhas crianças, que tinha dificuldade de