Copa suspensa, por que?
Os principais acontecimentos de 1942 a 1946 foram:
- Início do projeto para fabricação de bombas atômicas.
- Segunda Guerra Mundial: Um avião japonês bombardeia Brookings, Oregon.
- Getúlio Vargas institui o Cruzeiro como a moeda oficial do Brasil.
- Manifestações no Brasil exigiam que o governo de Getúlio Vargas entrasse na Segunda Guerra Mundial contra os países do eixo. - Entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial. - Aprovação da 4ª Constituição Brasileira.
- Sancionada a nova (quinta) Constituição Brasileira.
A década de 1940 foi injustiçada pela História. Por conta do conflito armado entre o Eixo e os Aliados travado em território europeu, não houve Copa do Mundo de Futebol em 1942 e 46. A 2ª Guerra Mundial também impediu as os torneios olímpicos de 40 e 44. Mais do que privada do futebol, a década de 1940 ficou marcada pelo conflito de proporções mundiais que destruiu toda a Europa e pelas atrocidades perpetradas por ambas as partes. O saldo final foi de 70 milhões de mortos, sendo a maioria de civis.
A Segunda Guerra Mundial
A humanidade sempre conviveu com as guerras, os motivos são os mais diversos: luta por território, movimentos separatistas, religião, intolerância étnica, riquezas naturais, divergências políticas, entre outros. Em razão dos conflitos mundiais, o mapa-múndi não permanece com uma configuração fixa. Essa dinâmica cartográfica torna o trabalho dos cartógrafos difícil, pois periodicamente precisam reformular as fronteiras dos países.
No século passado, o lugar do mundo que mais sofreu alterações quanto à configuração das fronteiras foi o continente europeu. Em razão da luta por territórios, teve início um dos maiores conflitos da humanidade, a Segunda Guerra Mundial.
Tal acontecimento proporcionou drásticas