Copa do Mundo
Jules Rimet é o grande responsável pela criação da Copa do Mundo, em 1930.
O dirigente francês tornou-se presidente da Fifa em 1921. Batalhou durante nove anos para organizar uma competição aberta às equipes do mundo inteiro. Seu objetivo era aproximar os jogadores dos dois hemisférios, em um espírito de fraternidade, para aproximar os povos pós Primeira Guerra Mundial e fazer do futebol o rei dos esportes atléticos.
Inspirado no sucesso do torneio de futebol nas Olimpíadas de Paris, em 1924, e Amsterdã, em 1928, Rimet criou a Copa do Mundo.
A Copa do Mundo FIFA de 1930 foi a primeira edição da Copa do Mundo de Futebol. Sediada no Uruguai, a competição ocorreu entre 13 e 30 de julho envolvendo 13 seleções. Todas as partidas foram disputadas na capital Montevidéu, a maioria no Estádio Centenário, que foi construído especialmente para o torneio. A FIFA escolheu o Uruguai como país sede numa conferência em Barcelona em 18 de maio de 1929 pois o país celebraria o centenário de sua independência e a Seleção Uruguaia vinha de dois títulos olímpicos.
Organização
O Congresso da FIFA, órgão mais importante da entidade, é realizado, normalmente, a cada dois anos. Desde 1998, extraordinariamente, o encontro tem ocorrido a cada ano.
Abaixo do Congresso estão os dois órgãos executivos:
Comitê Executivo: responsável por tomar as decisões sobre todos os casos não previstos na responsabilidade do Congresso da FIFA e nem reservados para outros órgãos pela lei ou pelo estatuto da entidade. É composto pelo presidente, pelo secretário executivo, por um vice-presidente sênior, por sete vice-presidentes e mais 16 membros.
Comitê de Emergência:
O secretário geral é auxiliado por mais de 25 comitês permanentes, órgãos jurídicos, o Comitê Disciplinar e o Comitê de Recurso.
Países participantes e como são escolhidos
Os países pparticipantes são escolhidos através de eliminatórias. A Eliminatória da Copa do Mundo FIFA é um processo no qual as seleções