Copa do Mundo
O investimento público brasileiro aplicou R$ 8 bilhões para construção ou reforma das 12 arenas. Ao todo, pelos governos estaduais e municipais para receber a Copa, o dinheiro público empenhado foi mais de 30 bilhões, que inclui investimentos que ficarão aqui após a Copa, como reformas de aeroportos e construção de obras de mobilidade urbana.
Aproximadamente seis bilhões de reais foram investidos pelo mercado publicitário. Os mesmos serão lucrados pela Federação Internacional de Futebol – Fifa.
Em 2007 quando foi anunciado oficialmente o país sede do mundial, a Copa seria uma forma de propaganda do país no mundo. Havia um projeto que queria usar a Copa como divulgação de seus feitos recentes, de sua nova cara e posição no planeta.
Porém estamos enfrentando uma alta desaprovação popular ao evento, os gastos de dinheiro público, as manifestações que tomam as ruas há mais de um ano, os atrasos e as obras de infraestrutura que não saíram do papel fazem um retrato muito mais próximo da realidade nacional do que a propaganda oficial pretendia.
Como brasileiros estamos torcendo por nossa seleção, porém torcemos muito mais por um Brasil justo, sem corrupção e com melhor aplicação do dinheiro público.
A grande vitória seria: conquistar o hexa e caminharmos para um país mais justo e perfeito!