Copa do Mundo
Sociologia
Copa do Mundo
Copa do Mundo
INTRODUÇÃO
O site da Copa publicou que as “Cidades da Copa terão 5 bilhões do Governo Federal”.
Sobre a realização da Copa de 2014 no Brasil podemosiniciar falando sobre os aspectos positivos como os investimentos públicos e privados, arrecadação de impostos, entrada de moedas estrangeiras no país e o impacto econômico entre outros; e um dos aspectos negativos será a diminuição do fluxo de turistas após a realização dos jogos da Copa 2014.
Com a copa chegam também as oportunidades como: aumento significativo em relação aos empregos, aumento em investimento de qualificação de mão-de-obra, e também aumento dos investimento em turismo.
DESENVOLVIMENTO
Transporte
Além da construção e reforma de arenas esportivas, o Brasil tem um grande desafio a enfrentar para sediar a Copa de 2014: oferecer transporte público de qualidade para os visitantes. Em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro (ambas escolhidas para serem cidades-sede), o desafio é ainda maior e demanda um conjunto de soluções de transporte urbano.
Nesses grandes centros, é necessário que haja uma conjugação de projetos de transporte, como corredores de ônibus e linhas de metrôs, compostos de várias tecnologias e agindo de forma integrada, de acordo com o diretor-superintendente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Marcos Bicalho.
Remoções irregulares
O legado urbanístico que a Copa do Mundo vai deixar não é significativo. Alguns projetos viários e de infraestrutura relacionados com os deslocamentos necessários para o evento, como BRTs, novas vias de ligação com os estádios e entre aeroportos e zonas hoteleiras e estádios, estão sendo feitos, mas essas não eram as prioridades de mobilidade. Não há outros legados do ponto de vista urbanístico que possam ser mencionados. Ações esperadas, como a