Copa do Mundo
URUGUAI – 1930
Campeão: Uruguai
Vice: Argentina
Seleções: 13
Abertura: 13 de julho
Encerramento: 30 de julho
O Uruguai é palco da primeira Copa do Mundo no centenário da sua independência e conquista o título com a goleada de 4-2 sobre a rival Argentina. As grandes seleções europeias ignoram o torneio e os sulamericanos dominam a cena. O Brasil, cotado entre os favoritos, fez uma das piores campanhas da sua história devido a uma briga entre cartolas.
ITÁLIA – 1934
Campeão: Itália
Vice: Tchecoslováquia
Seleções: 16
Abertura: 27 de maio
Encerramento: 10 de junho
Com o avanço do fascismo, a Copa vira instrumento de propaganda política nas mãos do ditador italiano Benito Mussolini. Sobram suspeitas de fraude para favorecer o time da casa, que superou as fortes seleções da Espanha e da Áustria e conquistou o título com a virada de 2-1 sobre a Tchecoslováquia. O Brasil repete o fiasco de 1930 e não passa da primeira fase.
FRANÇA – 1938
Campeão: Itália
Vice: Hungria
Seleções: 15
Abertura: 4 de junho
Encerramento: 19 de junho
Batalhas nos gramados antecipam a barbárie da Segunda Guerra, que já se anunciava no cenário político europeu. Na final, a Itália conquista um merecido bicampeonato com a goleada de 4-2 sobre a Hungria. O Brasil chega em 3º lugar e empolga os torcedores com o talento de Leônidas da Silva, artilheiro da Copa com sete gols.
BRASIL 1950
Campeão: Uruguai
Vice: Brasil
Seleções: 13
Abertura: 24 de junho
Encerramento: 16 de julho
A primeira Copa disputada no Brasil tem um desfecho trágico para o público local. Um empate no último jogo garantia o título aos brasileiros, mas a seleção perde do Uruguai de virada e frustra os 200 mil torcedores que lotavam o Maracanã. A derrota ganhou o apelido de Maracanazo, e durante muitos anos assombrou a memória dos brasileiros.
SUÍÇA – 1954
Campeão: Alemanha Ocidental
Vice: Hungria
Seleções: 16
Abertura: 16 de junho
Encerramento: 4 de julho