Copa do Mundo
A copa do mundo no Brasil ira trazer muitos benefícios para o país, com a movimentação turística e econômica segundo pesquisas e estimativas, prevê-se que o evento irá gerar uma média de R$ 142,39 bilhões de investimentos para o país até que aconteça o mundial.
O impacto que o campeonato terá irá influenciar no PIB também, a estimativa é de que desde o ano em vigência até o ano da copa, ele será de R$ 64,5 bilhões.
O país sediará a Copa pela segunda vez, e 12 cidades-sede farão parte do evento, entre elas estão: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Salvador, Fortaleza, Manaus, Natal e Recife, mas para a realização do mesmo, o país precisa estar adequado a uma série de normas exigidas pela FIFA em relação a estádios e infraestrutura urbana, o que no caso do Brasil, não possui a estrutura necessária para tal realização e desde sua confirmação como país sede, vem trabalhando em uma série de obras para a adequação das normas exigidas.
Mesmo que os principais investimentos sejam nas cidades sede dos jogos que serão disputados, não se pode desconsiderar a influência positiva que terá em todo o país, que vão muito além das reformas e melhoria. Resta saber se o país está realmente pronto para receber um evento de porte tão grande e se manter equilibrado com as dificuldades internas, por outro lado será uma grande oportunidade para que o país mostre a sua beleza e acabe alterando a imagem que se tem daqui a o exterior.
Investimentos que ultrapassam a construção e reforma das 12 arenas. Envolvem infraestrutura turística, aeroportos, mobilidade urbana, terminais de passageiros em portos e estrutura em segurança que ficará para as cidades-sede.
Também incluem qualificação profissional, incentivo ao voluntariado e promoção do artesanato e de eventos culturais com valorização da cultura nacional. Em outra frente, mexe com a economia, antecipa investimentos em telecomunicações, gera