Copa do Mundo
No dia 30 de outubro de 2007, o presidente da FIFA anunciou que o Brasil seria o país sede da copa de 2014. Sendo este, o evento mais esperado por todo o mundo. Entretanto, o brasileiro se pergunta qual a importância da copa ser no Brasil. Muitos pessimistas criticam, dizendo que o Brasil tem outras prioridades. E há os otimistas, que afirmam que isso trará melhoria ao país.
Pesquisas apontam que o governo gastou mais de 20 bilhões de reais em infraestrutura, segurança e cultura. Tudo isso para deixar as cidades mais confortáveis e funcionais, para que os brasileiros e turistas sintam comodidade e segurança. Com todo esse dinheiro, foram criados 12 estádios modernos para receber as seleções, foi investido na melhoria do transporte público, na ampliação de aeroportos, na segurança, na rede hoteleira, e nas estradas do país.
Com tantas obras a serem feitas, surgiu mais de 700mil vagas de emprego, causando o aumento de qualificação para vários campos trabalhistas, e consequentemente gerando renda e menos desemprego. Também, deve-se ressaltar a vinda de mais de 600 mil estrangeiros, que consumirão aqui, e os impostos pagos por eles serão injetados no dinheiro do país.
A copa durará somente dois meses, mas todas as estruturas aqui feitas durarão muito mais tempo, podendo ser aproveitadas pelo povo brasileiro. As arenas construidas poderam ser ultilizadas para shows, o transporte publico ficará de melhor acesso, fora os aeroportos que serão capazes de receber muito mais passageiros.
A copa trará uma notoriedade para o Brasil perante o mundo, dando a oportunidade de o país dar um salto de modernização e apresentar sua força econômica para captar investimentos extrangeiros e transformar o país em um dos mais importantes centros turísticos do mundo em um futuro próximo.
Ana Carolina França Abo-Ganem, turma 2001.