Copa do mundo
A preparação para o evento anda em passos de tartaruga, e isso preocupa aos brasileiros, à comunidade internacional, à imprensa e principalmente a FIFA (Federação Internacional de Futebol), que recentemente, através de seu presidente, Joseph Blatter, comunicou que a preocupação é grande com a movimentação das obras para a realização da competição.
Mas deixando de lado esses aspectos de tempo para a entrega das obras e pensando no que vai ficar para o povo brasileiro após a Copa do Mundo, vou deixar aqui a minha visão otimista sobre a importância de todas as obras que acontecerão nos próximos anos e como elas podem impactar, positivamente, para a expansão do turismo no Brasil.
Ampliação dos Aeroportos
Hoje, um dos grandes problemas do Brasil está na estrutura de seus aeroportos. Poucos são aqueles preparados para receber um grande volume de passageiros como é o esperado para o período de Copa do Mundo. Posso me atrever a dizer que apenas o Aeroporto do Galeão – Rio de Janeiro e o Aeroporto de Guarulhos – São Paulo possuem tal condição. Aeroportos no Brasil. Fonte: algaraviation.com.br
Sou residente em Curitiba e posso afirmar que hoje, o Aeroporto Afonso Pena, não possui condições para receber um grande volume de passageiros. Seja no terminal, como na pista ou nos portões de embarque. Acredito que, com os investimentos programados, o Aeroporto Afonso Pena se tornará sim uma grande porta de entrada para o país, podendo receber com mais freqüência voos internacionais e aviões de grande porte, fomentando o turismo na região e aumentando a importância da região sul para o turismo local.