Copa do mundo e o planejamento admnistrativo
No trecho abaixo fica claro um enunciador genérico, pois foi introduzido um ditado popular no texto.
"Seu pai vivia lhe dizendo que em time que está ganhando não se mexe."
Também é percebido um enunciador coletivo, já que o texto enuncia a oportunidade de ganhar dinheiro que os empresários terão com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, e mostra que um bom planejamento pode fortalecer uma empresa no mercado.
"Oportunidade, estratégia, ousadia e planejamento são fatores que podem definir o sucesso e o fracasso de uma empresa."
15- Ethos significa ética, e o narrador se usa de fontes, que ele deixa bem visiveis ao correr do texto, para dar mais credibilidade ao seu texto, dando assim uma veracidade aos fatos citados, reforçando a ética no texto.
...é possível calcular uma receita de mais US$ 15 bilhões, numa projeção conservadora” (http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/520/artigo60798-
1.htm).
Um blog comentava que a “Copa do Mundo no Brasil vai render mais de 340 milhões de reais ao País”
(http://blogs.abril.com.br/blogdojj/2009/06).
O site http://www.copa2014.org.br publicou a que “Cidades da
Copa terão R$ 5 bilhões do governo federal”.
a foto da projeção do estádio Fonte Nova também serve como exemplo, pois re-afirma o que foi dito no texto.
16- a- O tipo de escrita é a literária, onde o autor escreve um português certo, mas quebra determinadas padronizações para obter um efeito linguistico desejado.
b- Gil mal podia se conter de tanto orgulho e felicidade; era torcedor “roxo” do Bahia.
Nesse trecho o autor uliza-se de uma metáfora para exempliciar a paixão do torcedor pelo seu time.
LINGUAGEM ESCRITA E VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
17,a- o texto foi escrito em uma forma padrão, pois obedece aos padroes gramaticais, e as normas de ortografia e acentuaçao fixadas no acordo ortografico da lingua portuguesa.
b- Não podemos