Copa do Mundo: Quem foi o Campeão?
Embora o título tenha sido atribuído dignamente a Alemanha, tetra campeã mundial, com um ótimo treinamento técnico, demonstrando ainda respeito e humildade à nossa nação, não devemos esquecer que o Brasil, por ser um país em pleno desenvolvimento, deve auferir parte dessa vitória.
Com uma derrota histórica de 7x1 para Alemanha, o Brasil dá adeus ao sonho do hexa em casa. Os alemães deram “aula” para nossa seleção, jogando com uma organização impressionante, disciplina tática, troca de passes, marcação sob pressão e principalmente determinação. Apesar da incrível vitória, eles se lamentaram pelas goleadas, e constataram respeito e dignidade à CBF, como exemplo o atacante Lukas Podolski, no qual usou suas redes sociais para manifestar apoio ao futebol brasileiro, “Respeite a amarelinha com sua história e tradição. O mundo do futebol deve muito ao futebol brasileiro, que é e sempre será o país do futebol.”
Apesar de muitos mitos de que o Brasil seria incapaz de propiciar um grande evento, jornalistas estrangeiros aprovaram a organização da Copa do Mundo no nosso país. Cerca de 80% dos 18.800 jornalistas credenciados pela FIFA para a Copa de 2014, eram estrangeiros, e a maior parte destes avaliaram positivamente o evento. Os itens relacionados à infraestrutura e aos serviços tiveram aprovação superior a 80%, segundo pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Por ser considerado um país “emergente” em desenvolvimento, o Brasil saiu com uma boa imagem internacional, tendo em vista as melhorias na mobilidade urbana, nos aeroportos, rodovias, hotelaria, na segurança e na limpeza pública, sendo assim, considerado por muitos, Campeão.
Existe a teoria da conspiração que afirma que o pais pode entrar em crise devido aos grandes investimentos realizados em função da copa que após a mesma serão insustentáveis, inclusive a maioria das empresas tem diminuído