COPA DE 1950
Cenário politico : volta de vargas a presidência depois de ser deposto por um golpe militar em 1951 .
Na década de 40 as copas que seriam realizadas não aconteceram devido a segunda guerra mundial que mobilizou o mundo . Porem em 1950 o Brasil se ofereceu para sediar a copa que acaba acontecendo em nosso pais mesmo tendo uma grande dificuldade de encontrar times interessados em participar do campeonato devido `a devastação no cenário europeu provocado pela mesma guerra , além dos países que concordaram em participar mas que acabaram desistindo.
O maracanã foi construído para essa copa e se tornou na época o maior estádio do mundo .
O papel do Brasil foi bem feito e nosso time prosperava para ganhar a taça .A final seria entre brasil e Uruguai mas devido ao grande sucesso nos jogos anteriores (Brasil 7 a 1 na Suécia e Brasil 6 a 1 na Espanha garantiram ao Brasil uma boa vantagem frente ao Uruguai) os brasileiros ja se sentiam donos do campeonato e se auto-titulavam vencedores alem de precisarem somente de um empate .
O jogo final é conhecido como maracanaço. Entretando mesmo com certeza de vitoria o silêncio tomou conta do Maracanã no dia 16 de julho, dia da final. O Brasil precisava de um empate ,saiu ganhando e perdeu por 2 a 1. Desolados, os quase 200 mil torcedores demoraram mais de meia hora para deixar o estádio.
CURIOSIDADES:
Brasil 7 x 1 Suécia e Brasil 6 x 1 Espanha foram as duas maiores goleadas da seleção em Copas.
Várias seleções desistiram de participar da Copa, como França, Turquia, Portugal, Escócia e até Índia e Birmânia. Em geral, os países se sentiram desencorajados pelo custo da viagem até o Brasil.
A vitória da seleção amadora dos Estados Unidos sobre a Inglaterra é considerada a maior zebra da história das Copas, e talvez do futebol mundial. Os ingleses participavam pela primeira vez de um Mundial e chegaram ao Brasil como um dos times favoritos ao título. Enquanto isso, os norte-americanos tinham uma equipe amadora,