cop 19
Abaixo, sistematizamos os principais resultados da COP 19. Confira também uma análise sobre as negociações em Varsóvia e os desafios que ficam para o futuro, especialmente para os encontros de Lima (2014) e Paris (2015).
Financiamento
Esperava-se que a Conferência de Varsóvia conseguisse fechar decisões em alguns pontos chave na agenda de negociação da UNFCCC. Primeiro, desde o ano passado, quando os países desenvolvidos em geral foram à Conferência de Doha sem compromissos de financiamento às ações de mitigação e adaptação às mudanças do clima nos países em desenvolvimento, existia a expectativa que a COP 19 conseguisse avançar na questão do financiamento.
No entanto, novamente os resultados apresentados nesse tema pelos negociadores em Varsóvia foram aquém do esperado. As ambiciosas metas de financiamento apresentadas pelos países desenvolvidos na malfadada COP 15 (Copenhague, 2009) de 100 bilhões de dólares anuais a partir de 2020, estão muito longe de serem atingidas. A COP 19 logrou compromissos de financiamento à adaptação de apenas US$ 100 milhões, pouquíssimo quando comparado às metas originais e ao custo que essas ações podem ter no futuro.
Mesmo com esforços para que a Conferência de Varsóvia fosse a “COP