Coordenação
COLÉGIO MUNICIPAL DÁULIA ANGÉLICA DE SOUZA
PROJETO JORNAL ESCOLA
Abril/2013
1- Apresentação
Certamente, nunca como nos nossos tempos, a escola tradicionalista esteve tão distanciada, tão alheia, tão insensível àquilo que representa, de fato, os interesses, os desejos, as aspirações e as motivações de seus alunos. Entretanto , Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) constituem exemplos de documentos oficiais que têm delineado um sistema de ensino renovado, em quase tudo diferenciado do tradicionalista. Porém o que a todo momento se denuncia é a dificuldade em transplantar esses preceitos inovadores e renovadores para a realidade prática da sala de aula. Assim, apesar da legitimidade do discurso oficial, não raro, os professores ainda se deslocam por um caminho sobre o qual poucas luzes foram lançadas, já que os instrumentos, métodos e recursos a serem mobilizados para essa nova concepção de ensino ainda se revelam muito incipientes no meio escolar.
Dessa forma a produção do jornal escolar, ao tomar como ponto de partida as práticas sociais, oportunizará e estimulará uma infinidade de ações, de experiências e de vivências, entre os vários atores envolvidos (alunos, professoras, pesquisadora, funcionários da escola), que irão enriquecer e favorecer o processo de ensino-aprendizagem. É no percurso, no trajeto, no caminhar, que vão se imprimir as várias histórias de que o jornal se constitui: histórias de alunos, de professores,etc.
O que se pretende é contribuir para a reflexão da necessidade premente de se ampliar o atual e restrito leque de ferramentas e recursos metodológicos com que se trabalha nas salas de aula . E, ao mesmo tempo, da importância de tornar tais mecanismos pedagógicos mais eficientes, interessantes e significativos,