Cooperação Técnica Bilateral
Disciplina de Cooperação Internacional
PROJETO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA BILATERAL ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A REPÚBLICA FEDERAL DA ESCÓCIA PARA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE DESPOLUIÇÃO DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS - RJ
Junho/2014
INTRODUÇÃO
O estado do Rio de Janeiro é o segundo estado mais produtivo do país e consequentemente o terceiro mais populoso do Brasil; não fugindo a regra do país, possui enormes diferenças sociais onde ricos e pobres convivem. Com o crescimento desordenado essa diferença se acentua o que causa problemas ainda maiores: problemas na infra-estrutura.
A lagoa Rodrigo de Freitas situada no coração da cidade do Rio de Janeiro, é conhecida por muitos por sua beleza, porém, a Lagoa sofre com a poluição de sua água. Essa poluição trás prejuízos a população, podendo além de trazer doenças, a falta de oxigenação da água mata peixes e outros animais que vivem na Lagoa.
O projeto a ser implementado tem por objetivo despoluir a lagoa com a ajuda de uma bactéria que consumiria a poluição como fonte de energia para se multiplicar. Como a instalação do sistema não prejudicaria a fauna e flora aquáticas(pelo contrá\rio, promoveria mais qualidade de vida para as espécies) a segunda fase do projeto seria implementada: a criação de jardins suspensos.
JUSTIFICATIVA
O projeto é uma parceria entre o governo, a sociedade e a empresa, então haverá participação direta da população. A motivação é mudar o bem estar e qualidade de vidas de pessoas que vivem perto e também diminuir a poluição do rio.
Pessoas que vivem perto de água poluída são expostas a uma série de riscos: doenças, e enchentes, por exemplo, onde a água suja pode invadir ambientes domésticos. Existem perigos que envolvem a ingestão de água contaminada por agentes biológicos (vírus e parasitas) ou por meio de contato indireto, insetos que necessitam da água para seu ciclo biológico que terminam passando doenças.
Ou